1 - Escreve melhor quem ler mais. Ler é fundamental para quem quer escrever bem.
2 - Não importa se é um site erótico ou se é uma historiazinha simples. Lembre-se que é uma criação sua; então faça com cuidado e carinho para que o leitor perceba e valorize seu cuidado.
3 - Definir a forma narrativa é muito importante. Ou você narra em primeira pessoa quando o narrador é o objeto da ação Ex: Eu estava andando pela rua e encontrei Maria.
Ou você narra em terceira pessoa Ex: Maria andava pela rua e encontrou João.
Nunca misture as duas formas senão o texto fica confuso e incompreensível. Ex: (Eu, João andava pela rua quando encontrei Maria. João disse pra Maria bom dia Maria. Eu ouvi Maria responder.) Percebe como fica confuso? Ao mesmo tempo que eu encontro Maria João que também sou eu encontra ela também.
4 - Pense antes de escrever. Se pergunte: o que eu quero contar? Depois de decidir o que você quer narrar sente e escreva.
5 - Escrever sobre o que você sabe, viveu, ouviu relatar ou presenciou é mais fácil. Com a prática você vai ver que pode criar e fantasiar situações e assim criar estórias de ficção.
6 - Não erre no título. Não escreva errado o título. Para o leitor mais atento, alguém que já erra no título errará no texto e perde o interesse.
7 - Escrever é como falar com o vizinho ou com o amigo. Tem pessoas que me contam alguns relatos e depois olham pra mim e perguntam: como posso escrever esse conto? E ao falar comigo ela já me mostrou o conto pronto era só escrever do jeito que me falou.
8 - Erros de digitação é pura falta de atenção por isso você deve reler antes de publicar e corrigir o texto.
9 - Não abrevie palavras. O texto escrito é diferente do texto em uma mensagem de Whats APP e tem uma força maior. Portanto escreva: Puta que pariu e não PQP...rsrsrs
10 - Não fique preso demais ao fato do tamanho do texto. As histórias tem o tamanho que devem ter, elas quase tem vida própria, porém ao reler procure tirar frases repetitivas pra não cansar o leitor.
11 - Antes de publicar leia o que escreveu. Quando você lê você deixa de ser o autor e passa a ser o leitor e ai você vai ver o que gosta de encontrar no conto de outras pessoas e pode fazer suas correções.
12 - Acentue as palavras que tem acento. Ex: é ou e? (Amor é prazer – Amor e prazer – Viu a importância do acento? Duas frases iguais com sentidos diferentes por causa do acento.
13 - Se tiver dúvida sobre como se escreve uma palavra e não quiser consultar o dicionário ou o Google é só substituir a palavra. O português é uma língua rica e tem muitas palavras para você usar e dar o mesmo sentido à frase. Ex: Doravante= daqui pra frente, de hoje em diante, a partir de agora...Etc...
14 - Tem palavras que mudam totalmente o sentido da frase escrita e mudam o rumo da história, tiram o sentido. Ex: Devagar e De vagar (São coisas completamente diferentes: Devagar junto significa lento, moroso, etc... De vagar separado significa andar a ermo, sem rumo certo...)
Ex: Eu andava devagar pelas ruas... É uma coisa
Eu gostava de vagar pelas ruas... É outra coisa.
Outro exemplo: Em cima separado é uma coisa... (colocar algo sobre)
Encima junto é outra completamente diferente. (colocar algo ou alguém acima de ... elevar )
15 - Poesia é diferente de conto. A beleza da poesia começa na exposição das palavras, na forma como você dispõe o texto. Quando você mistura ou embaralha a forma da escrita poética ele perde o sentido, vira nada, nem é conto nem é poesia.
16 - O erro de digitação ou de grafia no conto é mais fácil de solução para o leitor do que na poesia. Como a poesia é um sentimento sintetizado, escrito de maneira concisa, um erro destrói completamente o sentido do que o autor queria dizer. Tenha cuidado redobrado com a poesia.
17 - Não se importe com a maneira como o outro escreve ou se a história do outro é melhor do que a sua. Toda história é importante e a sua história pode interessar a pessoas diferentes daquelas que se interessam pela história do outro.
18 - Comece os diálogos com travessão e não com o nome do personagem senão fica parecendo texto de teatro.
19 - Escreva! Não tenha medo! Cada conto ou relato que você escrever vai ficar melhor porque você vai aprendendo com o fazer.
20 - Leia e releia seu texto e se você realmente gostar significa que está tudo bem.
São pequenas dicas mas que fazem toda diferença para um leitor mais atento e para que seus contos fiquem do jeito que vocês desejam.
São coisas que sempre observo quando estou escrevendo.
Mais uma vez quero dizer que estou apenas respondendo algumas perguntas que me fazem e que acho que pode ajudar. Mas a liberdade é sempre a palavra chave. Cada um deve fazer como achar melhor.
COMO NÃO TEM UMA CATEGORIA ADEQUADA EU RESOLVI COLOCAR EM FANTASIA.
OBRIGADO A TODOS!! ESPERO TER AJUDADO A MAIS PESSOAS ESCREVEREM!
Dicas valiosas. Parabéns e obrigado!
Muito dez seu texto, voto convicta do seu trabalho de esclarecimento.
Dicas valiosíssimas. Obrigado por todos nós, usuários deste site.
Solidariedade didática digna de aplausos! Técnicas de redação, tão desvalorizadas entre muitos, merecem a devida ênfase. Se me permite incluir, introdução, desenvolvimento e conclusão (início, meio e fim) são estruturas da escrita essenciais. Seu talento é diretamente proporcional a sua empática índole! Parabéns!
parabéns votado! Tenho conto novo postado ( Minha madrinha deixou eu gozar dentro sem camisinha, veridico ) Adoraria sua visita na minha página, bjinhos Ângela e Carlos.
Arrasou! Boas dicas.
Parabens meu querido.Ótima ideia.Português é uma lingua que requer muito cuidado.É cheio de regras. Existem contos interessantes por aqui,mas a forma da narração e o desenvolvimento da ideia prejudicam.Não sou dos melhores para ensinar,mas sei que sou um bom leitor.Excelente idéia esta sua.
Adorei a iniciativa Tiro show de bola meu lindo. Bjos!
Votei e achei muito bom. Dê uma olhada nos meus e opine nos comentários. Aprovo críticas e elogios. Bjo Silvia
Parabéns...! Grande idéia a sua. Eu não escrevo muito bem, sei disso, mas, tem uma grande quantidade de contos que simplesmente não dá pra lêr. Melhor ignorar. São os que não quero decifrar, os que exigem muito da nossa boa vontade, são os que não passamos da terceira linha. Outra coisa que gostaria de ver que fazem certo, é nominar corretamente se a história é um conto fictício, ou é uma hstória verdadeira. Muitos chamam de conto e depois garantem que é verdadeiro. Enfim...
Iniciativa louvável!!!
Parabéns meu amigo! Valiosas dicas!